segunda-feira, 16 de maio de 2011

VEREADOR IVALDO RODRIGUES DEFENDE O GOVERNO DE CASTELO



'Inoperância do governo Roseana é que motiva ataques contra Castelo', diz vereador


O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) está convencido de que parlamentares do grupo Sarney estão utilizando o artifício de desviar o foco dos problemas do governo Roseana, lançando ataques contra a Prefeitura de São Luís. Para Rodrigues, o ‘descaso’ do governo do Estado é que explica os ataques sistemáticos da mídia sarneisista contra o prefeito João Castelo (PSDB).


 “Na verdade, o que eles [deputados do governo] querem é omitir os problemas do Estado, tirar o foco da inoperância do governo no restante dos municípios. Por exemplo, até agora não foram entregues os tão prometidos 72 hospitais”, argumenta Ivaldo Rodrigues, vice-líder do governo na Câmara Municipal de São Luís. Leia abaixo a íntegra da entrevista concedida pelo vereador a este blogueiro:


JP - Com a experiência de quem tem um contato direto com a população e que acompanha o dia a dia da cidade, como o senhor avalia a gestão do prefeito João Castelo?

Ivaldo Rodrigues - Excelente. Principalmente por não haver uma parceria justa e necessária, aliás, imprescindível com o governo do Estado. Que, por exemplo, bloqueou o convênio com o município de São Luís feito pelo então governador Jackson Lago. Hoje existem não só projetos mas uma série de realizações do nosso governo em São Luís.


JP – Quais as maiores dificuldades e maiores desafios do governo de Castelo à frente da Prefeitura de São Luís?

Ivaldo Rodrigues - Das dificuldades, a primordial é a ausência da parceria institucional do governo do estado. Por exemplo, a forma cruel que nós somos tratados na questão do hospital de excelência que até agora não conseguimos fazer pelos empecilhos que o próprio governo estadual criou.


O maior desafio é criar um ambiente favorável como estamos fazendo na área de infra-estrutura, como por exemplo, a pavimentação asfáltica da zona rural que já está licitada, e de mais de 300 km de asfalto na zona urbana, a complementação da Avenida Litoranea que está em processo de licitação, os dois viadutos e o rodoanel, além dos VLT – Veiculos Leves sobre Trilhos e muitos outros.


JP – Por que, na sua avaliação, foram feitas tantas críticas em relação ao novo IPTU?

Ivaldo Rodrigues - Porque os pobres venceram. Se tivesse favorecido os ricos, o prefeito estaria recebendo flores. Aliás, Castelo não costuma fazer atos secretos. Isto é coisa do Senado. Tanto a Câmara quanto o Poder Executivo tomaram as providências legais e institucionais para que houvesse a realização da nova planta de valores genéricos de São Luís.


É bom lembrar que tanto a situação quanto a oposição - Rose Sales e Fernando Lima - votaram favoravelmente ao projeto. Sem contar que a Associação Comercial, Crea, dentre outros compactuaram por entender a necessidade de construir uma nova planta genérica que fizesse justiça fiscal e social, principalmente aos menos favorecidos.


JP – Foi então correto o processo de validação da Planta de Valores Genéricos do novo IPTU?

Ivaldo Rodrigues - Corretíssimo. 64% da população não vai pagar IPTU. Subiram de 10 mil reais para 50 mil, o valor venal, portanto, quem ganhou foram as pessoas que realmente precisam. Está de parabéns o Prefeito.


JP – Como se deu este processo?

Ivaldo Rodrigues - Todas as entidades ligadas ao setor imobiliário foram convidadas pela prefeitura, que fez o convite protocolar. Das entidades presentes à reunião através de seus representantes, Creci, Crea e Associação Comercial, foi aprovada por unanimidade a validação da PVG. Há inclusive o registro do membro da ACM assinando a ata. A foto foi publicada no Jornal Pequeno.


JP – Houve um diálogo com a sociedade?

Ivaldo Rodrigues – É importante frisar que, ao ser enviado à Câmara, o projeto foi aprovado em audiência pública. Nós temos os registros fotográficos, de áudio e vídeo que comprovam que aconteceram as duas audiências na Câmara. Não tem nada de obscuro. Não temos costume de fazer nada secreto.


JP – Por que deputados do grupo Sarney insistem em tentar desqualificar este processo, inclusive acusando a prefeitura de ter fraudado a validação técnica da nova PGV?

Ivaldo Rodrigues - O deputado Roberto Costa e demais querem tirar o foco da falta de governabilidade deste Estado. Isto é assunto da Câmara e não da Assembleia Legislativa. A Assembleia tem de fiscalizar o governo estadual. Por exemplo, onde estão os 72 hospitais? Cadê a Avenida Metropolitana? E essa greve dos professores inacabável? Quando o governo terá a sensibilidade de resolver o problema da educação? E por que Roseana não fez a parceria institucional com o Prefeito João Castelo? O que ela quer é uma adesão partidária. Castelo nunca vai ser subserviente, muito menos subalterno. Ele está aberto sim para discutir políticas públicas, principalmente na cidade que elegeu Roseana, que historicamente a rejeitou. Não só a ela, mas a sua família que há meio século empobrece o Estado do Maranhão. A prova disso é que somos o estado com o pior IDH. É lamentável.


JP – O que dizer do confisco dos convênios celebrados pelo então governador Jackson Lago?

Ivaldo Rodrigues - Eles tomaram os convênios dos municípios propondo-se a realizar as obras, o que até agora não aconteceu. É hipocrisia da governadora falar sobre políticas públicas nesse estado. Não se tem saúde. Ela não buscou qualificar a mão-de-obra para receber os investimentos que o governo federal está trazendo para o Estado.


JP – O senhor acredita que ainda poderá haver uma parceria entre o Governo e a Prefeitura de São Luís?

Ivaldo Rodrigues - Sou favorável. Sempre fiz pronunciamentos a respeito disso. Desde que nosso grupo não seja subserviente. E não haveremos de construir uma política de relações dentro de um processo de submissão. Eles não são dignos disso.


JP – O que pode resultar desta omissão do governo do Estado?

Ivaldo Rodrigues - O governo do Estado precisa ter maior responsabilidade com a cidade de São Luís. São Luís faz parte do Maranhão e a prefeitura precisa de apoio, de parcerias. O que acontece hoje é uma discriminação muito grande e quem sofre, é a população. Roseana só se elegeu graças à Câmara Municipal de São Luís. Mais de 70% dos vereadores da nossa Capital a apoiaram. Isto é a prova de que ela deve a São Luís em obras e principalmente em ações pontuais na vida da nossa gente.


Entrevista no Jornal Pequeno e Blog de Manoel Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário