domingo, 20 de junho de 2010


CONVENÇÕES
Por Jackson Lago

Inicia hoje o período de convenções dos partidos que se uniram para apoiar a minha candidatura ao governo do Estado. O Partido Trabalhista Cristão (PTC), dirigido no Maranhão pelo bravo deputado Edivaldo Holanda, realiza hoje a sua convenção no auditório da Assembleia Legislativa, a partir das 14 horas.


O Partido Democrático Trabalhista (PDT) - ao qual sou filiado - e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) realizam suas convenções em diferentes salões do Grêmio Lítero Português, no próximo sábado, 26. Fechando o período, o Partido Popular Socialista (PPS) realiza sua convenção no dia 30, em uma cidade do interior ainda não definida.


O ciclo de convenções inicia ainda sob o impacto da decisão administrativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definindo o alcance da Lei da Ficha Limpa de maneira genérica. A decisão foi a já esperada.


Vamos realizar nossas convenções, vamos registrar minha candidatura a governador do Estado no início de julho e, em seguida, vamos aguardar a impugnação do registro por parte de nossos adversários da oligarquia, que adoram decisões no “tapetão”.


Caso sejamos impugnados, vamos aos tribunais com firmeza e serenidade. Hoje, a batalha nos tribunais se dará em outras circunstâncias, bem diferente daquelas de abril do ano passado. Agora, o Brasil inteiro conhece o Sarney, o que foi possível graças à imprensa e a publicações como o livro Honoráveis Bandidos.


As duas últimas eleições já mostraram o apego que a oligarquia tem por decisões judiciais e o medo do pronunciamento popular. Em 2002, impediram a realização do segundo turno, mesmo com seu candidato não haver obtido mais da metade dos votos válidos. Em 2006, foram ao TSE para revogar a decisão das urnas que me deram uma dianteira de quase cem mil votos em relação a minha adversária. Em 2010, vão se valer novamente dos tribunais, pois sabem que a reprovação das urnas é certa.


Tenho, porém, a convicção de que o povo é maior e que seu veredito se dará em 3 de outubro, com a derrota da oligarquia. Vamos vencer novamente a eleição e prosseguir no trabalho de fazer um Maranhão livre, democrático e progressista.


Fui na quinta-feira à sede do Partido dos Trabalhadores (PT) para me solidarizar com a ex-deputada Teresinha Fernandes, que fazia greve de fome contra a decisão da Executiva Nacional de seu partido que pretendia jogar a partido nos braços da oligarquia Sarney. Em Brasília, o deputado federal Domingos Dutra e o líder camponês Manoel da Conceição, um dos fundadores do partido, faziam greve de fome nas dependências da Câmara dos Deputados.


Tanto Dutra quanto Manoel tiveram de ser internados tal a situação de fraqueza em que se encontravam após cinco dias sem ingerir alimentos, mas a greve de fome só foi suspensa após a direção do PT acenar com um acordo que dará liberdade à ala anti-oligarquia de seguir os rumos que deseja.


É positivo o encerramento da greve de fome, que tranqüiliza a todos nós que temíamos pela vida de Dutra, Manoel e Teresinha. Esses bravos companheiros ainda têm muitas contribuições a dar na luta pela libertação do Maranhão.
WEVERTON ROCHA É HOMENAGEADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

A Câmara de Vereadores de São Luís através do requerimento do Vereador Ivaldo Rodrigues concedeu nesta última quarta-feira(17) a Placa de Honra ao Mérito, em homenagem aos serviços prestados pelo desenvolvimento do Estado do Maranhão, em especial ao município de São Luís. Neste contexto, a comenda foi para Weverton Rocha, ex-Secretário Estadual de Esporte e Juventude e ex-Assessor do Ministério do Trabalho e Emprego; Júlio França, Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento e o Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi, representado por Weverton Rocha.

A implantação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens popularmente designado ProJovem foi a referência dessa homenagem.

Estiveram presentes à solenidade a secretária municipal de Planejamento, Maria do Amparo Melo representando o prefeito João Castelo, o ex-secretário de Estado de Planejamento, Aziz Santos, e os ex-vereadores Renato Dionísio e Pádua Nazareno e muitas outras lideranças políticas.

Maria do Amparo ressaltou a importância das parcerias “Esses três homenageados de hoje são o exemplo de que devemos investir nas parcerias estratégicas com os ministérios que são fundamentais para o desenvolvimento de nossa cidade”. 

O homenageado  Júlio França, enfatizou que a atuação ProJovem Trabalhador em São Luís abrange os 2 mil jovens em 60 localidades espalhadas por 28 bairros da zona rural e urbana de São Luís. E reafirmou mais uma vez que “São Luís não podia ficar de fora do maior programa de qualificação profissional do país”.  
Weverton Rocha, enfatizou em seu discurso, que ao deixar o governo de Jackson Lago, deixou 8 mil vagas do ProJovem Trabalhador, que foram simplesmente canceladas. “Não ficou uma só vaga. Foi então que quando estava na assessoria especial do Ministério do Trabalho, falei com o ministro Carlos Lupi que fez questão de vir ao Maranhão em dezembro passado assinar o convênio diretamente com o prefeito João Castelo, com 2 mil vagas para a cidade. Além disso, ele também esteve em Icatu, Santa Rita, Açailândia e Imperatriz”. 

Weverton Rocha aproveitou para chamar atenção dos Vereadores para que pressionem o governo do Estado para que conclua as obras de reforma do ginásio Costa Rodrigues iniciadas no governo Jackson. “O que São Luís não pode é ficar sem aquele grande espaço para a prática de esportes, prejudicando milhares de jovens”, concluiu Weverton. 
O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), relatou que a homenagem foi uma decisão da Câmara Municipal de São Luís como um todo e que ele foi apenas um instrumento para o reconhecimento dos três. “É uma homenagem necessária e justa àqueles que têm a capacidade de transformar a vida das pessoas e fazem isso com muita competência e comprometimento, como é o caso do ministro Carlos Lupi, de seu ex-assessor Weverton Rocha e do secretário Júlio França, que, juntos, trouxeram 2 mil vagas do ProJovem Trabalhador para São Luís”, explicou o vereador.