terça-feira, 4 de maio de 2010

VEREADOR IVALDO RODRIGUES DEFENDE A ADMINISTRAÇÃO JACKSON LAGO, ENFATIZANDO A APROVAÇÃO DAS CONTAS DA SEPLAN




Na manha de ontem (04), o vereador Ivaldo Rodrigues subiu a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, para defender a administração estadual de Jackson Lago. O vereador defendeu o governo do companheiro pedetista que outrora fora acusado inúmeras vezes pela mídia mirantista, cujos donos são aqueles que conseguiram feriram a democracia maranhense pelo golpe judiciário.

O marco principal do pronunciamento foi sobre a prestação de contas da Secretária Estadual de Planejamento e Orçamento- cujo gestor era Aziz Santos - aprovado pela Controladoria Geral do Estado.

Veja partes do pronunciamento:


É com grande alegria que ocupo esta tribuna para falar-lhes de algo muito relevante para a história do meu Partido, o PDT.

Depois de muito badalado na mídia dos donos do poder no Maranhão, que o Governo do dr. Jackson Lago teria se despedaçado em ruína e pela falta de obras no Estado, eis que a verdade começa a aparecer no nosso cenário político-administrativo, onde as grandes realizações de dois anos e três meses de governo deixaram marcas tão profundas que jamais poderão ser esquecidas pela população maranhense.

O caso da Ponte da Liberdade em Imperatriz é uma marco permanente na história daquele Município, ponte que liga o nosso Maranhão ao Tocantins, iniciada no governo do dr. José Reinaldo e concluída, com brilho, no governo do doutor Jackson Lago. Não adiantou a inauguração intempestiva feita pela governadora do tapetão, porque a população recusou a farsa, tendo, inclusive, quebrado a placa que desmerecia o grande governo que fez o nosso companheiro Jackson Lago.

De forma idêntica, aconteceu como Estádio Frei Epifânio, naquele mesmo município. Obra quase concluída na administração pedetista, o governo imposto resolveu fazer uma cena cômica: inaugurar o estádio à revelia do ânimo da população que ali mora e trabalha. Não deu outra: na hora do pontapé inicial dado pelo vice-governador, a população de desportistas que lotava aquele estádio, em peso, puxou espontaneamente o refrão: “um, dois, três, foi Jackson quem fez.”

Poderíamos no servir deste momento para ir alinhando outras tantas obras do governo do líder do nosso Partido, o dr. Jackson: escolas, centenas delas, hospitais, outros tantos, estradas, milhares de quilômetros asfaltados e assim por diante. Mas, vamos ficar por aqui porque, agora, é necessário em tom bem alto erguer a voz para referendar o recente Parecer da Controladoria Geral do Estado, que ratifica a correção das contas do Tesouro Estadual, dos anos 2008 e 2009 (até 16 abril), gerida pelo companheiro Abdelaziz Aboud Santos, que esteve à frente da Secretaria de Planejamento no período considerado.

O Relatório da Controladoria Geral do Estado traz o seguinte texto: “a execução orçamentária atingiu o patamar de R$ 4.194.597,40 (quatro milhões, cento e noventa e quatro mil, quinhentos e noventa e sete reais e quarenta centavos), que corresponde a 12,30% do total orçado para o exercício”.

O referido Relatório demonstra que a gestão orçamentária e financeira do governo Jackson Lago foi gerida com responsabilidade e dentro da legislação vigente, inclusive quanto à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Quero lembrar que a auditoria da Controladoria Geral do Estado foi elaborada com bases nos dados SIAFEM- Sistema de Administração Financeira do Estado. Esses dois documentos oficiais, oriundos de um órgão da importância e da seriedade como é o caso da Controladoria Geral do Estado, que mesmo estando sob o comando de um Governo com orientação política oposta ao do ex-governador Jackson Lago, atestam o nível de responsabilidade com que a gestão orçamentária e financeira foi trabalhada pela SEPLAN cuja pasta era comandada por Aziz Santos, nos poucos mais de dois anos do governo deposto.

É oportuno frisar duas coisas: a primeira, que esta declaração de idoneidade é dada por um Governo opositor ao nosso, o que realça os seus termos, e bem diz do caráter profissional dos auditores que examinaram ditas contas; segundo, que as contas do Tesouro refletem o desempenho e a correção da administração do próprio ex-governador Jackson Lago.