quarta-feira, 12 de maio de 2010

VEREADOR IVALDO RODRIGUES PRESTA HOMENAGEM A VIDA E OBRA DE ANTÔNIO VIEIRA


Através do projeto de lei nº 032/2010, o Vereador Ivaldo Rodrigues institui o “Dia do Tributo a vida e obra do mestre Antônio Vieira.

O mestre Antônio Vieira nasceu no dia 09 de maio de 1920. Formou em Ciências Contábeis, mas a composição de samba era sua maior paixão. Compôs mais de 400 canções, algumas gravadas por grandes nomes do cenário musical maranhense, como Rita Ribeiro e Zeca Baleiro.

O dia 05 de maio será o dia instituído de Tributo a vida e obra do mestre Antônio Vieira, cujo objetivo é preservar a memória desse renomado artista. Segundo o Vereador Ivaldo Rodrigues, este dia de tributo, acontecerá anualmente através do Poder Executivo Municipal via Fundação de Cultura e parceria da Associação dos Amigos do mestre Antônio Vieira, onde estes incluirão no Calendário Cultural do Município. Juntos promoverão eventos comemorativos como exposições em escolas municipais, para que os estudantes ludovicenses possam conhecer a vida e obra do mestre Antônio Vieira. Neste dia, a Prefeitura promoverá shows com ênfase na obra do mestre.



QUEM É MESTRE ANTÔNIO VIEIRA?



Ícone da cultura maranhense


Olhar sorrateiro, sorrisos e conversa gesticulada, assim foi um dos maiores cantores do Maranhão, Mestre Antonio Vieira. Cantor e compositor com mais de 60 anos de carreira e obra sólida. Sério e desenvolto ele sempre compôs músicas de todos os tipos. Canções que expressam suas raízes, e os ritmos populares do Maranhão, como Bumba-meu-boi e o Tambor de Crioula, além da poesia do cotidiano com humor e delicadeza. Ele conquistou reconhecimento nacional e internacional pela sua extensa obra.

Antônio Vieira foi bem criado pela família rica de seu padrinho, o mesmo que lhe deu o nome em homenagem ao rebuscado e imortal Padre Antônio Vieira. Se por um lado podia estudar (coisa rara para um menino negro). Profissionalmente, ele fez um pouco de tudo. Foi inventariante de imóveis, sargento do Exército, comerciante, funcionário da Rádio Timbira, diretor administrativo de hospital e vendedor de telefones.

E ele começou a compor aos 16 anos. “Mulata bonita” é o título de sua primeira música. Mas foi somente em 1942 que Antônio Vieira apareceu em público fazendo parte do quinteto Anjos do Samba. Saiu do cenário da música e pouco mais de vinte anos depois, Vieira volta a aparecer conquistando o primeiro e o segundo lugares em um festival de música de São Luís. As músicas premiadas foram “Papagaio de Papel” e “Menino travesso”, ambas feitas em parceria com Pedro Giusti.

Somente aos 66 anos, portanto em 1986, foi que Vieira fez sua primeira gravação. A música “Na cabecinha da Dora” saiu em compacto duplo intitulado Velhos moleques, produzido por Chico Saldanha, Ubiratan Sousa e Giordano Mochel. Na mesma época escreveu um livro a quatro mãos com o também cantor Lopes Bogéa em que se registrava os refrões dos pregoeiros de São Luís. O livro Pregões de São Luís deu origem a um LP.

Mas a virada na vida do Seu Vieira aconteceu mesmo em 1997 quando uma jovem conterrânea sua gravou duas músicas em seu disco de estréia. “Tem quem queira” e “Cocada” foram gravadas por Rita Ribeiro e tiveram uma ótima repercussão. Pronto, Seu Vieira começou a ser conhecido pelo Brasil.




Aos 77 anos! Antes, apenas o paraense Ary Lobo gravara uma composição do mestre maranhense, “Balaio de Guarimã”. Rita voltou a gravar Seu Vieira em seu segundo disco, Pérolas aos povos. Outro jovem maranhense produziu a tão esperada estréia do já octogenário Antônio Vieira. O samba é bom foi gravado ao vivo no Teatro Arthur Azevedo em São Luís sob a produção de Zeca Baleiro e contou com a participação do próprio, de Elza Soares, Sivuca, Célia Maria e Rita Ribeiro. O repertório do show/disco passeou elegantemente pelo samba, pela valsa, forrós e boleros e trouxe em 18 faixas, músicas como “Ingredientes do samba”, “Mocambo”, “Para quê recordar?” e as já citadas “Cocada”, “Banho cheiroso” e “Mulata bonita”.


Em 2002, o livro/LP Pregões de São Luís se transformou no CD Compositor popular (Eldorado). Produzido e arranjado por Ubiratan Sousa o disco trouxe músicas sobre personagens de uma cidade d’outro tempo, tais como “O carvoeiro”, “O amolador”, “O sorveteiro”, “O verdureiro”, “A doceira” e “O garrafeiro”. Antônio Vieira, aos 84 anos, segue firme criando delicadas crônicas. Também foi homenageado pela Universidade FM em 2003, no “Prêmio Universidade FM” com o título de Personalidade Maranhense.

Não há dúvidas de que, Mestre Antonio Vieira, ao longo de sua vida, acumulou uma vasta sabedoria popular e se tornou um ícone da cultura maranhense, fazendo parte da história musical do país. Eis o motivo da homenagem do Vereador Ivaldo Rodrigues ao mestre Antônio Vieira.