domingo, 7 de fevereiro de 2010

VEREADOR IVALDO RODRIGUES AFIRMA QUE PREFEITO AMPLIARÁ AÇÕES EM 2010.

Entrevista Exclusiva no Jornal Pequeno - Em 07/02/2010




Por Waldemar Terr (Repórter de Política) / wter@uol.com.br - wter.blog.uol.com.br




O vice-líder do governo na Câmara Municipal de São Luís, Ivaldo Rodrigues (PDT), afirma que vai ampliar os investimentos do município na recuperação dos bairros da cidade e construir obras como um novo hospital de emergência. No âmbito da Câmara, Rodrigues diz que os vereadores deverão se dedicar à votação de várias matérias, sem deixar que o ano eleitoral prejudique o andamento dos trabalhos.

Diz que as expectativas para 2010 "são as melhores possíveis, porém o maior desafio é que, sendo este um ano eleitoral, possamos manter uma Câmara ainda mais atuante, com uma ação cada vez mais voltada para as camadas menos favorecidas da sociedade".

Fala também sobre os projetos que apresentou, entre outros, o que institui o Cartão Criança, no transporte coletivo; o que denomina Circo Cultural Nelson Brito, o espaço Cultural Circo da Cidade; o que altera o Artigo 1º, Inciso IV, Da Lei 4.328, de 1º de março de 2004, ampliando a gratuidade das crianças no transporte do município de São Luís; o que isenta os usuários da cobrança de estacionamento, em hospitais e clínicas do Município de São Luís; e o que cria normas de segurança a serem tomadas pelos hospitais, clínicas e maternidades, a fim de evitar o sequestro de bebê.


Ivaldo Rodrigues espera uma Câmara ainda mais atuante neste ano



A seguir a entrevista.


Jornal Pequeno - Por favor, fale um das origens do senhor?
Ivaldo Rodrigues - Sou também professor, pedagogo, nasci na cidade de Bequimão e iniciei minha vida pública nos movimentos sociais, com participação ativa na Pastoral da Juventude da Baixada Maranhense, especificamente em Peri-Mirim. Militei ainda, na Igreja Católica - Diocese de Pinheiro. Como boa parte dos jovens maranhenses, vim estudar em São Luís. Aqui, não pude omitir meu papel de cidadão, assim, inseri-me no movimento estudantil secundarista, tornando-me presidente do grêmio estudantil. Através da minha forte militância, fui eleito presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas (Umes).

JP - Como se deu a atuação do senhor à frente da Umes?
IR - Na Umes, tive atuação marcante na luta pela meia-entrada, bem como, pela consolidação da Meia-Passagem. Iniciei no movimento comunitário através das lutas vivenciadas na área do Turu, especialmente, nos bairros da Vila Luizão, Divinéia, Sol e Mar, Planalto Turu I, II e III, Vivendas do Turu, Habitacional Turu, Santa Rosa, Miritíua e outros. A atuação comunitária colaborou para representar a comunidade, sendo eleito presidente da União de Moradores da Vila Luizão. Nossa árdua luta consistia em justiça social e melhores condições de vida para os moradores da nossa comunidade. Fui ainda, conselheiro do Orçamento Participativo - fórum representativo de lideranças comunitárias que defendiam as prioridades dos bairros.

JP - Como se deu a entrada para a vida partidária?
IR - A partir dessas lutas diárias, me filiei no Partido Democrático Trabalhista (PDT). Tive militância ativa na Juventude Socialista, alcançando a Presidência da JS-PDT. Atualmente sou membro dos Diretórios Estadual e Municipal. Neste último, represento o líder do partido na Câmara Municipal, além de exercer a vice-presidência do Diretório Municipal do PDT. Em 2004, aceitei o desafio de buscar uma vaga na Câmara de Vereadores, porém, consegui ficar na suplência, onde pude assumir interinamente como vereador por 120 dias. Exerci ainda, a função de assessor especial da Prefeitura Municipal de São Luís, durante anos. Fui também, assessor parlamentar do deputado federal Neiva Moreira. Em 2008, disputamos novamente as eleições para vereador, graças à trajetória de lutas sociais, fui eleito com 4.575 votos. Hoje desempenho arduamente não somente os votos de confiança outorgados a mim, mas, a toda população da nossa cidade, inclusive, ocupando a vice- liderança do governo municipal na Câmara de Vereadores.

JP - Qual a avaliação da atuação da Câmara no ano passado?
IR - Foi um ano extraordinário em que acredito que tenha correspondido a expectativa da população de São Luís e em especial as pessoas que me elegeram, levando em conta que apresentei diversos projetos, indicações e requerimentos, todos de grande interesse da cidade, contribuindo significativamente na vida das pessoas, tenho também participado nas mais variadas comissões técnicas da Câmara.

JP - Quais são as perspectivas em termo de trabalho na Câmara para este ano?
IR - As melhores possíveis, porém o maior desafio é que sendo este um ano eleitoral, possamos manter uma Câmara ainda mais atuante, com uma ação cada vez mais voltada para as camadas menos favorecidas da sociedade. E que não deixemos que o processo eleitoral possa interferir em nossas ações, de modo que os nossos trabalhos possam fluir normalmente.

JP - Destaque seus principais projetos apresentados em 2009.
IR - Apresentei, entre outros, projeto de lei que institui o Cartão Criança, no transporte coletivo, no município de São Luís; o que denomina Circo Cultural Nelson Brito, o espaço Cultural Circo da Cidade, localizado no Aterro do Bacanga; o que altera o Artigo 1º, Inciso IV, Da Lei 4.328, de 1º de Março de 2004, ampliando a gratuidade das crianças no transporte do município de São Luís; o que isenta os usuários da cobrança de estacionamento, em hospitais e clínicas do Município de São Luís; e o que cria normas de segurança a serem tomadas pelos hospitais, clínicas e maternidades, a fim de evitar o sequestro de bebê.

JP - Destaque as ações que pretende priorizar em 2010.
IR - Dentre outras coisas, trabalhar pela aprovação da lei de minha autoria, que considero uma das mais importantes nesta minha legislatura que é o Cartão de Transporte de Gratuidade, que chamamos de "Cartão Criança". Vamos abolir de vez o constrangimento de crianças passarem por baixo de catraca dos ônibus e ampliar a lei de gratuidade que hoje é de zero a sete anos, e passará pelo meu projeto para até 12 anos. E espero contribuir ainda mais na liderança do governo do prefeito João Castelo.

JP - Como avalia o trabalho do prefeito Castelo?
IR - O prefeito enfrentou, no primeiro ano de governo, um grande problema de ordem orçamentária, sendo que seu esforço pessoal e levando em conta sua experiência administrativa foi possível superá-las. Encontramos uma cidade castigada por um inverno rigoroso que provocou danos nas nossas principais vias e nos bairros. Hoje a cidade está sendo totalmente recuperada, já recebendo mais de cento e cinquenta quilômetros de asfalto. Na área da saúde, a prefeitura está concluindo a reforma e ampliação do Socorro I, entregou mais do que o dobro de ambulâncias para Samu, além de estar construindo um hospital de alta complexidade na zona rural. Na educação, a prefeitura entregou mais de 10 escolas entre construídas e reformadas, além da construção de quatro laboratórios de informática e três bibliotecas.

JP - Setores que merecem mais destaque no ano passado e em quais setores o prefeito deve investir agora?
IR - O governo do prefeito João Castelo deverá continuar a recuperação das avenidas e ruas de nossa cidade que tem sido uma das principais reivindicações da população, assim como intensificar nas ações que beneficie a saúde, ações como a construção do grande hospital de emergência da cidade, obra priorizada pelo prefeito que pretende inaugurá-lo até o fim do ano. Investir ainda mais na qualidade do ensino, ampliando o número de escolas e, consequentemente, oferecendo mais vagas. Destaco também a concretização dos convênios do PAC que o prefeito já homologou com o presidente Lula, que irá garantir inúmeras obras como, por exemplo, a construção de mais de seis mil moradias para população de baixa renda.

JP - Quais as perspectivas para o ano eleitoral que se inicia?
IR - O meu partido, o PDT, tem candidato ao governo do Maranhão que é o Dr. Jackson Lago, mesmo porque o povo do nosso Estado merece ter a oportunidade de reparar o erro histórico que a Justiça cometeu contra a nossa soberania popular. Haveremos também de ampliar nossa bancada federal e na Assembléia Legislativa. Dentro de uma visão ampla e irrestrita haveremos de refazer a Frente de Libertação do Maranhão. A unidade será seguramente o caminho da vitória das oposições do Maranhão.