quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

VEREADOR PROPÕE AMPLIAÇÃO DA FROTA DE ÔNIBUS DA CAPITAL




A Câmara Municipal de São Luis resolveu convocar o Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, José Ribamar Oliveira para um painel, onde este explicaria sobre o aumento das tarifas transportes coletivo da Capital. O aumento foi em torno de 23, 5%.


Na audiência realizada hoje (24), o Secretário Municipal de Transportes, José Ribamar Oliveira revelou que pela elevação dos insumos no setor e a defasagem percentual em vários itens básicos [diesel, peças, pneus e mão de obra], no período de 2004 a 2010, o preço da passagem em São Luís poderia ter atingindo o valor de R$ 2,49. No entanto, ele afirmou que o valor atual ficou dentro da margem de mercado aplicada na região Nordeste, citando valores relacionados a alguns estados. Dentre outras explicações, garantiu o Secretário que se não houvesse um realinhamento tarifário o sistema entraria em colapso total.


Após as explicações do Secretário de Transportes vários vereadores pronunciaram-se a respeito da polêmica discussão, onde em sua maioria, definiram o apoio ao reajuste, dentre eles, o Vereador Ivaldo Rodrigues, Vice-líder do governo, com base nos seguintes argumentos:


- Durante seis anos, o sistema de transporte coletivo não sofreu nenhum reajuste nas tarifas de passagens dos ônibus urbano, dessa forma torna necessário esse aumento na medida em que as empresas de setor de transportes responsabilizem em oferecer a população à ampliação e renovação nas suas frotas de ônibus, garantindo assim, mais comodidade à população. Além disso, o Vereador Ivaldo Rodrigues oriundo do movimento estudantil citou sobre seu irrestrito apoio a implantação da tarifa social, ou seja, a meia passagem nos finais de semana nos ônibus da Capital Maranhense.


-Não trata-se de apoiar o sistema de transporte coletivo, trata-se de compreender que este setor está há 6 anos sem reajustar as tarifas dos coletivos, levando em consideração que nesse intervalo de tempo já houve mais de dois aumentos de salários mínimos, dentre outros derivados do petróleo, que ocasiona custos às empresas, além de prejuízos as minorias que acabam sendo demitidos. Portanto, não podemos permitir o caos no setor de transporte, porém o governo municipal tem como contrapartida essas exigências, além de garantir melhor disciplinamento do trânsito e a reforma nos terminais integração. Percebe-se, portanto, que mesmo com o reajuste das passagens de ônibus urbano, o que se pretende é favorecer a população ludovicense com um serviço de transporte mais eficiente e eficaz. Afirma o Vereador Ivaldo Rodrigues.