terça-feira, 6 de abril de 2010

07 de Abril - Dia Nacional do Jornalista – Dia do Jornalismo


A comunicação sempre se fez presente em todos os processos da evolução humana. Com o surgimento do jornalismo, a comunicação passou a exercer um papel fundamental na vida das pessoas. Além de levar a informação passou a transformar a sociedade a partir das formações de opinião que os jornalistas emitiam. O Jornal possui a responsabilidade de instigar seus leitores a refletirem, a estimular seu senso crítico e a debater temas de interesse da sociedade.

A função de um Jornalista é levar a informação com imparcialidade, coerência, discernimento. Sua função é coletar informações que sejam de interesse público e divulgá-las para a sociedade. Apurar, selecionar, redigir, difundir idéias e as registrar através de imagens, texto e de sons. Eles ainda são responsáveis pela interpretação e organização das informações e/ou notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos.



Hoje, dia 07 de Abril, comemoramos o dia do Jornalismo e/ou o Dia Nacional dos Jornalistas. Aqui presto uma singela homenagem, a profissão que muitos escolheram pensando em colaborar com a sociedade. Também sonhei em ser jornalista, fiz vestibular na Faculdade São Luis, mas diante das exigências políticas e sociais, acabei adiando esse sonho. Hoje, acompanho com admiração, àqueles que no uso de sua profissão continuam lutando por um País democrático, igualitário, livre e sem amarras. Pois, utilizam a Comunicação no sentido de garantir o direito à informação qualificada, transparente, ética, democrática e cidadã para toda a população maranhense.

Há muito tempo sabe-se que não existe democracia sem liberdade de imprensa e não existe liberdade de imprensa sem jornalistas. A todos que lutam pela democratização da Comunicação, por uma imprensa livre, o meu reconhecimento, à minha admiração e o meu abraço.


                                                       Vereador Ivaldo Rodrigues

VEREADOR IVALDO RODRIGUES VISITA A FEIRA DA COHAB


O vereador Ivaldo Rodrigues visitou na ultima segunda-feira (05) as novas instalações do novo mercado da COHAB, segundo o Vereador, Moradores do bairro COHAB e regiões vizinhas vão comemorar a partir da entrega do novo mercado construído para comercialização de alimentos. São 49 box’s e mais 168 bancas padronizadas para a feira de verduras, gêneros alimentícios e legumes. O projeto faz parte do complexo de ações realizada pela Prefeitura de São Luis através da Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa), com o apoio da fundação Banco do Brasil e que tem o objetivo de resgatar os mercados da cidade, gerar economia e oferecer serviços de qualidade à população.

“A feira acontecia de maneira irregular no bairro. Comerciantes e consumidores não tinham como se manter daquela forma e foi pensando nisso que a prefeitura de São Luis investiu e construiu um equipamento que pudesse aliar comodidade e qualidade, atendendo as normas de segurança, higiene e saúde. Certamente isso vai gerar renda, emprego e sustentabilidade”, ressaltou Ivaldo Rodrigues.

Proprietários já estão com as chaves nas mãos. O financiamento foi através do Banco do Brasil, por meio do programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Todos contam com uma bancada de mármore, tomadas e quadro de energia individual.

                                                                                        
                                      Por Rodrigo Costa – Assessor de Imprensa da SEMAPA