segunda-feira, 31 de maio de 2010

SEMAPA REALIZA AULA INAUGURAL DO PROJOVEM TRABALHADOR



Aconteceu na tarde de quinta-feira (28), na Escola Agrotécnica do Maranhão (IFMA), no bairro da Vila Esperança, a aula inaugural do “Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã”. Trata-se de uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego e da prefeitura municipal de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA). Participaram do evento: o vice-líder do governo na Câmara, Vereador Ivaldo Rodrigues representando a Câmara Municipal de São Luís, o Prefeito de São Luís, João Castelo, o Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Júlio França, a Deputada Estadual, Gardenia Castelo, o Presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação (IPDE), Elias Mota, o representante do IFMA, professor Francisco Inaldo Lisboa, o ex-assessor do Ministério do Trabalho e Emprego, Weverton Rocha, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da região metropolitana de São Luís, Carlos André da Silva, além de autoridades municipais e alunos e seus familiares.


Durante o evento, o Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Júlio França, agradeceu o empenho de todo os servidores da Secretaria pelo empenho na concretização do Projovem Trabalhador em São Luís. Afirmando que em 72 horas foram realizadas mais de duas mil inscrições. “Esse é o maior programa de capacitação de toda a história do nosso município no que diz respeito à zona rural”, frisou.


O prefeito de São Luís, João Castelo destacou a importância do programa como forma de qualificar o jovem e inseri-lo no mercado de trabalho.  “Tudo aquilo que é feito para o jovem é importante. Uma das coisas que sempre gosto de enfatizar é que sou um homem público que pensa sempre nas próximas gerações, pois o jovem é o futuro da nossa cidade. Portanto, preparando-o bem e dando-lhe oportunidade para que se estabilize na vida, sem dúvida alguma isso será uma força de trabalho a favor da cidade”, disse João Castelo.

A Coordenadora Pedagógica do Projovem, Isis Braga, explicou que o conteúdo será trabalhado dentro 5 arcos ocupacionais: Saúde Alternativa, Saúde e Inspeção, Agro-extrativismo, Abastecimento e Pesca e Piscicultura.


O Vereador Ivaldo Rodrigues, destacou o papel importante que o governo federal e respectivamente Municipal vem desempenhando na qualificação de jovens ludovicenses. Agradeço o forte empenho do ex-assessor do Ministério do Trabalho e Emprego, Weverton Rocha nesta empreitada, pois foi quem nos favoreceu com este convênio que será de extrema importância para nossa cidade. Declara Ivaldo Rodrigues

O projovem trabalhador beneficiará 2 mil jovens em São Luís. Cuja etária varia de 18 a 29 anos de idade, todos oriundos da zona rural e Peri-urbana de São Luís, que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo e que, em virtude de suas condições socioeconômicas, tenham maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade.  Os jovens devem estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio e não  podem estar cursando nem ter concluído o Ensino Superior.  O programa oferece material escolar (caderno, caneta, lápis, borracha e apostilas); uniforme e auxílio financeiro no valor de R$ 100,00 (cem reais) durante seis meses.

Serão mais de 100 instrutores selecionados. Cuja capacitação foi realizada durante 2 dias no auditório da SEMAPA. O objetivo ao final do programa é que no mínimo 30% desses jovens possam ser inseridos no mercado de trabalho através da qualificação recebida e possam empreender um pequeno negócio para promover sua melhoria de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário