domingo, 20 de junho de 2010


CONVENÇÕES
Por Jackson Lago

Inicia hoje o período de convenções dos partidos que se uniram para apoiar a minha candidatura ao governo do Estado. O Partido Trabalhista Cristão (PTC), dirigido no Maranhão pelo bravo deputado Edivaldo Holanda, realiza hoje a sua convenção no auditório da Assembleia Legislativa, a partir das 14 horas.


O Partido Democrático Trabalhista (PDT) - ao qual sou filiado - e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) realizam suas convenções em diferentes salões do Grêmio Lítero Português, no próximo sábado, 26. Fechando o período, o Partido Popular Socialista (PPS) realiza sua convenção no dia 30, em uma cidade do interior ainda não definida.


O ciclo de convenções inicia ainda sob o impacto da decisão administrativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definindo o alcance da Lei da Ficha Limpa de maneira genérica. A decisão foi a já esperada.


Vamos realizar nossas convenções, vamos registrar minha candidatura a governador do Estado no início de julho e, em seguida, vamos aguardar a impugnação do registro por parte de nossos adversários da oligarquia, que adoram decisões no “tapetão”.


Caso sejamos impugnados, vamos aos tribunais com firmeza e serenidade. Hoje, a batalha nos tribunais se dará em outras circunstâncias, bem diferente daquelas de abril do ano passado. Agora, o Brasil inteiro conhece o Sarney, o que foi possível graças à imprensa e a publicações como o livro Honoráveis Bandidos.


As duas últimas eleições já mostraram o apego que a oligarquia tem por decisões judiciais e o medo do pronunciamento popular. Em 2002, impediram a realização do segundo turno, mesmo com seu candidato não haver obtido mais da metade dos votos válidos. Em 2006, foram ao TSE para revogar a decisão das urnas que me deram uma dianteira de quase cem mil votos em relação a minha adversária. Em 2010, vão se valer novamente dos tribunais, pois sabem que a reprovação das urnas é certa.


Tenho, porém, a convicção de que o povo é maior e que seu veredito se dará em 3 de outubro, com a derrota da oligarquia. Vamos vencer novamente a eleição e prosseguir no trabalho de fazer um Maranhão livre, democrático e progressista.


Fui na quinta-feira à sede do Partido dos Trabalhadores (PT) para me solidarizar com a ex-deputada Teresinha Fernandes, que fazia greve de fome contra a decisão da Executiva Nacional de seu partido que pretendia jogar a partido nos braços da oligarquia Sarney. Em Brasília, o deputado federal Domingos Dutra e o líder camponês Manoel da Conceição, um dos fundadores do partido, faziam greve de fome nas dependências da Câmara dos Deputados.


Tanto Dutra quanto Manoel tiveram de ser internados tal a situação de fraqueza em que se encontravam após cinco dias sem ingerir alimentos, mas a greve de fome só foi suspensa após a direção do PT acenar com um acordo que dará liberdade à ala anti-oligarquia de seguir os rumos que deseja.


É positivo o encerramento da greve de fome, que tranqüiliza a todos nós que temíamos pela vida de Dutra, Manoel e Teresinha. Esses bravos companheiros ainda têm muitas contribuições a dar na luta pela libertação do Maranhão.
WEVERTON ROCHA É HOMENAGEADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS

A Câmara de Vereadores de São Luís através do requerimento do Vereador Ivaldo Rodrigues concedeu nesta última quarta-feira(17) a Placa de Honra ao Mérito, em homenagem aos serviços prestados pelo desenvolvimento do Estado do Maranhão, em especial ao município de São Luís. Neste contexto, a comenda foi para Weverton Rocha, ex-Secretário Estadual de Esporte e Juventude e ex-Assessor do Ministério do Trabalho e Emprego; Júlio França, Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento e o Ministro do Trabalho e Emprego Carlos Lupi, representado por Weverton Rocha.

A implantação do Programa Nacional de Inclusão de Jovens popularmente designado ProJovem foi a referência dessa homenagem.

Estiveram presentes à solenidade a secretária municipal de Planejamento, Maria do Amparo Melo representando o prefeito João Castelo, o ex-secretário de Estado de Planejamento, Aziz Santos, e os ex-vereadores Renato Dionísio e Pádua Nazareno e muitas outras lideranças políticas.

Maria do Amparo ressaltou a importância das parcerias “Esses três homenageados de hoje são o exemplo de que devemos investir nas parcerias estratégicas com os ministérios que são fundamentais para o desenvolvimento de nossa cidade”. 

O homenageado  Júlio França, enfatizou que a atuação ProJovem Trabalhador em São Luís abrange os 2 mil jovens em 60 localidades espalhadas por 28 bairros da zona rural e urbana de São Luís. E reafirmou mais uma vez que “São Luís não podia ficar de fora do maior programa de qualificação profissional do país”.  
Weverton Rocha, enfatizou em seu discurso, que ao deixar o governo de Jackson Lago, deixou 8 mil vagas do ProJovem Trabalhador, que foram simplesmente canceladas. “Não ficou uma só vaga. Foi então que quando estava na assessoria especial do Ministério do Trabalho, falei com o ministro Carlos Lupi que fez questão de vir ao Maranhão em dezembro passado assinar o convênio diretamente com o prefeito João Castelo, com 2 mil vagas para a cidade. Além disso, ele também esteve em Icatu, Santa Rita, Açailândia e Imperatriz”. 

Weverton Rocha aproveitou para chamar atenção dos Vereadores para que pressionem o governo do Estado para que conclua as obras de reforma do ginásio Costa Rodrigues iniciadas no governo Jackson. “O que São Luís não pode é ficar sem aquele grande espaço para a prática de esportes, prejudicando milhares de jovens”, concluiu Weverton. 
O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), relatou que a homenagem foi uma decisão da Câmara Municipal de São Luís como um todo e que ele foi apenas um instrumento para o reconhecimento dos três. “É uma homenagem necessária e justa àqueles que têm a capacidade de transformar a vida das pessoas e fazem isso com muita competência e comprometimento, como é o caso do ministro Carlos Lupi, de seu ex-assessor Weverton Rocha e do secretário Júlio França, que, juntos, trouxeram 2 mil vagas do ProJovem Trabalhador para São Luís”, explicou o vereador.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CÂMARA MUNICIPAL HOMENAGEARÁ WEVERTON ROCHA

A Câmara Municipal de São Luís, através do Vereador Ivaldo Rodrigues irá prestar uma justa e merecida homenagem ao ex-assessor do Ministério do Trabalho e Emprego e ex-Secretário Estadual de Esporte e Juventude do Governo de Jackson Lago, Weverton Rocha juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Júlio França e o Ministro do Trabalho Carlos Lupi.

A sessão solene na Câmara de Vereadores acontecerá no dia 16 de junho às 11 horas.

O objetivo destas homenagens com entregas de placas alusivas é uma demonstração de reconhecimento a estes gestores que têm colaborado significativamente para o desenvolvimento do Estado do Maranhão, em especial por São Luis. A exemplo disso está sendo a implantação e execução do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã.

Weverton Rocha sensibilizou o Ministro Carlos Lupi sobre a realidade do jovem no Maranhão, a falta de oportunidade e de perspectivas no mercado de trabalho. A resposta foi a assinatura dos convênios com diversos municípios do nosso Estado.

O projovem trabalhador beneficiará mais de 30 mil jovens em todo Maranhão. Em São Luís, beneficiará 2 mil jovens.  Cuja etária varia de 18 a 29 anos de idade, todos oriundos da zona rural e Peri-urbana de São Luís, que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo e que, em virtude de suas condições socioeconômicas, tenham maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade. O programa oferecerá material escolar, uniforme e auxílio financeiro no valor de R$ 100,00 (cem reais) durante seis meses.

Além disso, 30% destes jovens ao final do programa devem ser inseridos no mercado de trabalho através da qualificação recebida e assim empreender um pequeno negócio para promover sua perspectiva de vida.

A SEMAPA é o órgão municipal que está gerindo esse programa, através do seu representante Julio França que incansavelmente vem trabalhando para o bom funcionamento do programa federal.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

VEREADOR IVALDO RODRIGUES ANUNCIA RESOLUÇÃO DO PDT SOBRE INFIDELIDADE PARTIDÁRIA


O Vereador Ivaldo Rodrigues ocupou hoje, 07, a Tribuna da Câmara Municipal de São Luís para tratar da Resolução do Diretório Estadual do PDT, a respeito das normas disciplinares e de fidelidade partidária.

Segundo a resolução do PDT, é necessário o cumprimento por parte de todos os filiados e principalmente àqueles que possuem mandatos eletivos, a fidelidade partidária a qualquer cargo nas eleições de 2010.

A desobediência da resolução pedetista através do não cumprimento das normas disciplinares de fidelidade partidária acarretará para o filiado infrator na perda de mandato eletivo ou cancelamento do registro de candidatura quando, no caso, o transgressor da norma seja um eventual candidato.

Mediante os termos da Resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de nº 22610/2007, em seu parágrafo 3º. O que rege na verdade, é que tal diploma normativo, em observância à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que o mandato eletivo não pertence ao seu ocupante, mas ao partido que o elegeu. Prevê ainda, a possibilidade de o partido político interessado, o próprio suplente ou o Ministério Público pleitear, perante a Justiça Eleitoral, a cassação do mandato do político dito Infiel.

A Resolução determina ainda que os candidatos do PDT ao Governo do Estado e ao Senado, ou candidatos majoritários de partidos a estes coligados serão obrigatoriamente apoiados pelos mesmos”, enfatizou Ivaldo Rodrigues.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

VEREADOR IVALDO RODRIGUES  E JÚLIO FRANÇA COMANDAM GRANDE REUNIÃO POLÍTICA


Aconteceu na última quarta-feira (02), uma grande reunião política comandada pelo Vereador Ivaldo Rodrigues e pelo Secretário Municipal Agricultura Pesca e Abastecimento, Júlio França na Associação de Moradores da Vila Luizão. A reunião contou com a presença mais de 700 lideranças de São Luís. Foram convidados também o ex- Secretário Estadual de Juventude e Esporte, Weverton Rocha e a Deputada Gardênia Castelo.

O Vereador Ivaldo Rodrigues iniciou a reunião, relatando sobre as eleições de 2010, descreveu sobre o atual cenário político e destacou a importância da união de todos para ganhar as eleições do Maranhão. Tratou ainda, da pré-candidatura de Weverton Rocha para Deputado Federal lembrando a trajetória percorrida lado-a-lado, desde movimento estudantil. E da importância de tê-lo como representante na Câmara Federal. Da mesma forma, citou sobre a reeleição da Deputada Estadual Gardênia Castelo.
Júlio França enfatizou a determinação do jovem Weverton Rocha, durante toda a sua trajetória política como um grande militante, bem como, suas ações na Secretaria Estadual de Juventude e Esporte, e do compromisso social que Weverton tem com o Estado, ao ponto de lutar pela busca de oportunidades para a juventude do Maranhão, através da qualificação profissional, como fez quando era Secretário Estadual e mesmo fora do cargo tem buscado os cursos de qualificação profissional. Enfatizou ainda, que dentre os beneficiados está o município de São Luis que em parceria com a prefeitura está oferecendo 2 mil vagas para os jovens ludovicenses da Zona Rural.

Em seu discurso, Weverton Rocha relembrou parte de sua trajetória junto a algumas lideranças presentes. Citou sobre algumas ações da Secretaria Estadual de Esporte e Juventude durante sua gestão e reafirmou o compromisso na busca da qualidade de vida principalmente dos jovens do nosso estado através da inserção destes no mercado de trabalho.

A deputada Gardenia Castelo aproveitou para explanar sobre as perseguições que sofre a Prefeitura de São Luís que tem como Prefeito seu pai, João Castelo. Exemplificou o repasse que foi feito pelo ex- governador Jackson Lago para a construção de dois viadutos, aberturas de novas avenidas e ampliação da Avenida Litorânea. A deputada afirma que a governadora Roseana não deixa o prefeito João Castelo utilizar estes recursos. “Roseana não tem compromisso com o povo, pela simples razão de que ela não foi eleita pelo povo.” Afirma Gardeninha.

Acrescentou ainda, que seus projetos na Assembléia Legislativa, são aprovados, porém vetados pela governadora Roseana Sarney. “A governadora Roseana não está vetando apenas os projetos da deputada Gardenia. Ela está vetando é a cidadania do povo maranhense”. Ratifica a deputada.

Gardeninha defendeu ainda, o governo bruscamente interrompido do governador Jackson Lago, tomado pelo golpe judicial, defendendo a sua volta para melhorar a vida do povo maranhense.


A reunião, segundo o Vereador Ivaldo Rodrigues foi exatamente como era esperado, um sucesso. Lideranças, amigos e simpatizantes, todos encontravam-se presentes para discutir a conjuntura política estadual e portanto, começar o aquecimento para novamente ganhar as eleições do Maranhão.