quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

VEREADOR PROPÕE AMPLIAÇÃO DA FROTA DE ÔNIBUS DA CAPITAL




A Câmara Municipal de São Luis resolveu convocar o Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, José Ribamar Oliveira para um painel, onde este explicaria sobre o aumento das tarifas transportes coletivo da Capital. O aumento foi em torno de 23, 5%.


Na audiência realizada hoje (24), o Secretário Municipal de Transportes, José Ribamar Oliveira revelou que pela elevação dos insumos no setor e a defasagem percentual em vários itens básicos [diesel, peças, pneus e mão de obra], no período de 2004 a 2010, o preço da passagem em São Luís poderia ter atingindo o valor de R$ 2,49. No entanto, ele afirmou que o valor atual ficou dentro da margem de mercado aplicada na região Nordeste, citando valores relacionados a alguns estados. Dentre outras explicações, garantiu o Secretário que se não houvesse um realinhamento tarifário o sistema entraria em colapso total.


Após as explicações do Secretário de Transportes vários vereadores pronunciaram-se a respeito da polêmica discussão, onde em sua maioria, definiram o apoio ao reajuste, dentre eles, o Vereador Ivaldo Rodrigues, Vice-líder do governo, com base nos seguintes argumentos:


- Durante seis anos, o sistema de transporte coletivo não sofreu nenhum reajuste nas tarifas de passagens dos ônibus urbano, dessa forma torna necessário esse aumento na medida em que as empresas de setor de transportes responsabilizem em oferecer a população à ampliação e renovação nas suas frotas de ônibus, garantindo assim, mais comodidade à população. Além disso, o Vereador Ivaldo Rodrigues oriundo do movimento estudantil citou sobre seu irrestrito apoio a implantação da tarifa social, ou seja, a meia passagem nos finais de semana nos ônibus da Capital Maranhense.


-Não trata-se de apoiar o sistema de transporte coletivo, trata-se de compreender que este setor está há 6 anos sem reajustar as tarifas dos coletivos, levando em consideração que nesse intervalo de tempo já houve mais de dois aumentos de salários mínimos, dentre outros derivados do petróleo, que ocasiona custos às empresas, além de prejuízos as minorias que acabam sendo demitidos. Portanto, não podemos permitir o caos no setor de transporte, porém o governo municipal tem como contrapartida essas exigências, além de garantir melhor disciplinamento do trânsito e a reforma nos terminais integração. Percebe-se, portanto, que mesmo com o reajuste das passagens de ônibus urbano, o que se pretende é favorecer a população ludovicense com um serviço de transporte mais eficiente e eficaz. Afirma o Vereador Ivaldo Rodrigues. 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Acompanhe as novas atualizações do site


ENTREVISTA  NO MARANHÃO TV SOBRE A CRIAÇÃO DO CARTÃO CRIANÇA



O Cartão Criança é um projeto de Lei do Vereador Ivaldo Rodrigues que garante o cartão eletrônico para ser utilizado em transportes coletivos da nossa Cidade. A criação do Cartão Criança  permite o livre acesso nos transportes coletivos de crianças e adolescentes acabando de vez com os constrangimentos de passarem por debaixo da catraca. Deverá ser sem custos às crianças, assegurada pela Lei Municipal nº 2.328/2004.

O Cartão Criança está amparado no Estatuto da Criança e do Adolescente, cumprindo o artigo 5º, segundo o qual nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência ou qualquer atentado por ação ou omissão aos seus direitos fundamentais.

Há também outro projeto do Vereador que amplia a faixa etária de criança e adolescentes indo de 0 a 12 anos, de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescentes.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010


CASTELO INSPECIONA OBRA DE RECUPERAÇÃO DA AV. SANTOS DUMONT


Após várias décadas de protestos e reclamações por parte da população, finalmente a Avenida Santos Dumont será asfaltada. Na manhã desta terça-feira (09), o prefeito João Castelo juntamente com o Vereador Ivaldo Rodrigues , secretários e assessores técnicos, inspecionaram as obras de recuperação do pavimento asfáltico da via iniciadas semana passada.

Castelo percorreu os trechos onde os serviços estão sendo executados. De acordo com ele, “a determinação é que a obra há muitos anos reclamada pelo povo de nossa cidade, possa estar, o quanto antes, concluída”.

Vale registrar que foi de autoria do Vereador Ivaldo Rodrigues, o requerimento de nº 1034/09 aprovado em 23 de novembro de 2009, solicitando que fosse constituída uma comissão de Vereadores com a finalidade de obter informações junto ao governo do Estado, CAEMA e demais órgão envolvidos nas obras paralisadas da Avenida Santos Dumont. A solicitação do Vereador Ivaldo Rodrigues objetiva buscar uma solução definitiva que possibilite a conclusão dos serviços da Avenida, que está intrafegável.




Castelo disse que, lamentavelmente, a avenida Santos Dumont, uma das vias de trânsito mais importantes da cidade, ficou numa situação crítica de deterioração. “O quanto antes vamos recuperar o tempo perdido, uma vez que encontramos um verdadeiro caos nesta artéria”, ressaltou o prefeito

O Vereador Ivaldo Rodrigues concedeu diversas entrevistas no local, colocando a importância de ter criticado a CAEMA, exemplo era o caso da Santos Dumont que necessita de um projeto de drenagem profunda para resolver os problemas de escoamento de águas pluviais que existem ao longo da Avenida e de artérias circunvizinhas.

À imprensa, Castelo disse que a obra de recuperação da Avenida Santos Dumont está em ritmo acelerado e o mais rápido possível será entregue à população. “Estamos trabalhando aqui com todo esforço, mas esperamos também que a CAEMA cumpra com o seu papel e faça a sua parte”, afirmou explicando que a Prefeitura executará toda a obra com recursos próprios.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Deu no Jornal Atos e Fatos reproduzido pelo Blog de John Cutrim

IVALDO RODRIGUES CRITICA CAEMA E PEDE À PREFEITURA SUSPENSÃO DA CONCESSÃO DA COMPANHIA


O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) ocupou, na manhã desta segunda-feira (08), a tribuna da Câmara Municipal para protestar contra os buracos deixados pela Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema) em ruas e avenidas da capital que estão sendo asfaltadas pela Prefeitura de São Luís. O pedetista reclamou ainda do descaso e da falta de compromisso da Companhia com Avenida Santos Dumont, uma das vias mais importantes da cidade.




Segundo o parlamentar, é inadmissível que a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), faça o revestimento asfáltico das ruas da cidade e a Caema, logo em seguida, promova a abertura de crateras sem que depois faça a devida restauração, causando diversos transtornos a população.



“O Governo do Estado seria o responsável por fazer as obras de drenagem (canalização) da Santos Dumont e até hoje não as fez e não demonstrou interesse em fazer. Dessa forma, de tanto esperar, o prefeito João Castelo decidiu agir e iniciar a recuperação da via, tendo que fazer, inclusive, a parte que cabe ao estado”, ressaltou.



Diante de tal situação, Ivaldo Rodrigues disse em seu pronunciamento que através de um requerimento irá sugerir ao Prefeito João Castelo que suspenda a concessão pública que autoriza a Caema a prestar serviços no município. “Vou sugerir que o prefeito faça a suspensão imediata da concessão pública da Caema por conta dos péssimos serviços oferecido aos moradores ludovicenses”, revelou.



“Se torna inconcebível e, ao mesmo tempo, insuportável pensar que a Caema continue a esburacar a cidade sem se preocupar em recompor o dano causado ao pavimento asfáltico. Isso é um grande malefício para a população, um tremendo desrespeito com o contribuinte, é o nosso dinheiro sendo jogado fora sem que possamos fazer nada, já que não existe lei que proíba eles de acabar com a cidade”, disse.



Para o vereador, uma empresa estatal que tem concessão da Prefeitura de São Luís deve, no mínimo, demonstrar respeito com a população. “A Caema é uma das concessionárias que pior atua em nossa cidade, presta um péssimo serviço, de qualidade ruim e duvidosa; portanto não podemos permitir que continue essa situação de calamidade”, afirmou.



Ivaldo criticou ainda em seu discurso o descaso e a falta de compromisso da Caema com a Avenida Santos Dumont e destacou as obras de recuperação deflagradas semana passada no local pela Prefeitura de São Luís. Conforme o pedetista, a Santos Dumont é uma das avenidas mais importantes da cidade, um corredor essencial de transporte na capital.



“Foi necessária e salutar a intervenção que o prefeito João Castelo fez na Santos Dumont, e sendo assim queria louvar sua atitude e dizer que isso sim é uma decisão política importante, serena e de responsabilidade para toda a cidade, embora o governo do Estado, por intermédio da Caema, não cumpra a sua parte continue a desfaçelar o dinheiro público loteando o município com buracos”, completo

 
Fonte: atosefatos@elo.com.br
http://www.jornalpequeno.com.br/Blog/JohnCutrim/?p=4681#comment-0

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

AGRADECIMENTOS


Agradeço a todos que lembraram do meu aniversário, que explicitaram isso, dando-me felicitações. Aos amigos, assessores, amigos da imprensa,  enfim, todos que realmente merecem meu reconhecimento e meu carinho. Meu muito obrigado pela lembrança deste dia. Abraços.


Vereador Ivaldo Rodrigues



domingo, 7 de fevereiro de 2010

VEREADOR IVALDO RODRIGUES AFIRMA QUE PREFEITO AMPLIARÁ AÇÕES EM 2010.

Entrevista Exclusiva no Jornal Pequeno - Em 07/02/2010




Por Waldemar Terr (Repórter de Política) / wter@uol.com.br - wter.blog.uol.com.br




O vice-líder do governo na Câmara Municipal de São Luís, Ivaldo Rodrigues (PDT), afirma que vai ampliar os investimentos do município na recuperação dos bairros da cidade e construir obras como um novo hospital de emergência. No âmbito da Câmara, Rodrigues diz que os vereadores deverão se dedicar à votação de várias matérias, sem deixar que o ano eleitoral prejudique o andamento dos trabalhos.

Diz que as expectativas para 2010 "são as melhores possíveis, porém o maior desafio é que, sendo este um ano eleitoral, possamos manter uma Câmara ainda mais atuante, com uma ação cada vez mais voltada para as camadas menos favorecidas da sociedade".

Fala também sobre os projetos que apresentou, entre outros, o que institui o Cartão Criança, no transporte coletivo; o que denomina Circo Cultural Nelson Brito, o espaço Cultural Circo da Cidade; o que altera o Artigo 1º, Inciso IV, Da Lei 4.328, de 1º de março de 2004, ampliando a gratuidade das crianças no transporte do município de São Luís; o que isenta os usuários da cobrança de estacionamento, em hospitais e clínicas do Município de São Luís; e o que cria normas de segurança a serem tomadas pelos hospitais, clínicas e maternidades, a fim de evitar o sequestro de bebê.


Ivaldo Rodrigues espera uma Câmara ainda mais atuante neste ano



A seguir a entrevista.


Jornal Pequeno - Por favor, fale um das origens do senhor?
Ivaldo Rodrigues - Sou também professor, pedagogo, nasci na cidade de Bequimão e iniciei minha vida pública nos movimentos sociais, com participação ativa na Pastoral da Juventude da Baixada Maranhense, especificamente em Peri-Mirim. Militei ainda, na Igreja Católica - Diocese de Pinheiro. Como boa parte dos jovens maranhenses, vim estudar em São Luís. Aqui, não pude omitir meu papel de cidadão, assim, inseri-me no movimento estudantil secundarista, tornando-me presidente do grêmio estudantil. Através da minha forte militância, fui eleito presidente da União Municipal de Estudantes Secundaristas (Umes).

JP - Como se deu a atuação do senhor à frente da Umes?
IR - Na Umes, tive atuação marcante na luta pela meia-entrada, bem como, pela consolidação da Meia-Passagem. Iniciei no movimento comunitário através das lutas vivenciadas na área do Turu, especialmente, nos bairros da Vila Luizão, Divinéia, Sol e Mar, Planalto Turu I, II e III, Vivendas do Turu, Habitacional Turu, Santa Rosa, Miritíua e outros. A atuação comunitária colaborou para representar a comunidade, sendo eleito presidente da União de Moradores da Vila Luizão. Nossa árdua luta consistia em justiça social e melhores condições de vida para os moradores da nossa comunidade. Fui ainda, conselheiro do Orçamento Participativo - fórum representativo de lideranças comunitárias que defendiam as prioridades dos bairros.

JP - Como se deu a entrada para a vida partidária?
IR - A partir dessas lutas diárias, me filiei no Partido Democrático Trabalhista (PDT). Tive militância ativa na Juventude Socialista, alcançando a Presidência da JS-PDT. Atualmente sou membro dos Diretórios Estadual e Municipal. Neste último, represento o líder do partido na Câmara Municipal, além de exercer a vice-presidência do Diretório Municipal do PDT. Em 2004, aceitei o desafio de buscar uma vaga na Câmara de Vereadores, porém, consegui ficar na suplência, onde pude assumir interinamente como vereador por 120 dias. Exerci ainda, a função de assessor especial da Prefeitura Municipal de São Luís, durante anos. Fui também, assessor parlamentar do deputado federal Neiva Moreira. Em 2008, disputamos novamente as eleições para vereador, graças à trajetória de lutas sociais, fui eleito com 4.575 votos. Hoje desempenho arduamente não somente os votos de confiança outorgados a mim, mas, a toda população da nossa cidade, inclusive, ocupando a vice- liderança do governo municipal na Câmara de Vereadores.

JP - Qual a avaliação da atuação da Câmara no ano passado?
IR - Foi um ano extraordinário em que acredito que tenha correspondido a expectativa da população de São Luís e em especial as pessoas que me elegeram, levando em conta que apresentei diversos projetos, indicações e requerimentos, todos de grande interesse da cidade, contribuindo significativamente na vida das pessoas, tenho também participado nas mais variadas comissões técnicas da Câmara.

JP - Quais são as perspectivas em termo de trabalho na Câmara para este ano?
IR - As melhores possíveis, porém o maior desafio é que sendo este um ano eleitoral, possamos manter uma Câmara ainda mais atuante, com uma ação cada vez mais voltada para as camadas menos favorecidas da sociedade. E que não deixemos que o processo eleitoral possa interferir em nossas ações, de modo que os nossos trabalhos possam fluir normalmente.

JP - Destaque seus principais projetos apresentados em 2009.
IR - Apresentei, entre outros, projeto de lei que institui o Cartão Criança, no transporte coletivo, no município de São Luís; o que denomina Circo Cultural Nelson Brito, o espaço Cultural Circo da Cidade, localizado no Aterro do Bacanga; o que altera o Artigo 1º, Inciso IV, Da Lei 4.328, de 1º de Março de 2004, ampliando a gratuidade das crianças no transporte do município de São Luís; o que isenta os usuários da cobrança de estacionamento, em hospitais e clínicas do Município de São Luís; e o que cria normas de segurança a serem tomadas pelos hospitais, clínicas e maternidades, a fim de evitar o sequestro de bebê.

JP - Destaque as ações que pretende priorizar em 2010.
IR - Dentre outras coisas, trabalhar pela aprovação da lei de minha autoria, que considero uma das mais importantes nesta minha legislatura que é o Cartão de Transporte de Gratuidade, que chamamos de "Cartão Criança". Vamos abolir de vez o constrangimento de crianças passarem por baixo de catraca dos ônibus e ampliar a lei de gratuidade que hoje é de zero a sete anos, e passará pelo meu projeto para até 12 anos. E espero contribuir ainda mais na liderança do governo do prefeito João Castelo.

JP - Como avalia o trabalho do prefeito Castelo?
IR - O prefeito enfrentou, no primeiro ano de governo, um grande problema de ordem orçamentária, sendo que seu esforço pessoal e levando em conta sua experiência administrativa foi possível superá-las. Encontramos uma cidade castigada por um inverno rigoroso que provocou danos nas nossas principais vias e nos bairros. Hoje a cidade está sendo totalmente recuperada, já recebendo mais de cento e cinquenta quilômetros de asfalto. Na área da saúde, a prefeitura está concluindo a reforma e ampliação do Socorro I, entregou mais do que o dobro de ambulâncias para Samu, além de estar construindo um hospital de alta complexidade na zona rural. Na educação, a prefeitura entregou mais de 10 escolas entre construídas e reformadas, além da construção de quatro laboratórios de informática e três bibliotecas.

JP - Setores que merecem mais destaque no ano passado e em quais setores o prefeito deve investir agora?
IR - O governo do prefeito João Castelo deverá continuar a recuperação das avenidas e ruas de nossa cidade que tem sido uma das principais reivindicações da população, assim como intensificar nas ações que beneficie a saúde, ações como a construção do grande hospital de emergência da cidade, obra priorizada pelo prefeito que pretende inaugurá-lo até o fim do ano. Investir ainda mais na qualidade do ensino, ampliando o número de escolas e, consequentemente, oferecendo mais vagas. Destaco também a concretização dos convênios do PAC que o prefeito já homologou com o presidente Lula, que irá garantir inúmeras obras como, por exemplo, a construção de mais de seis mil moradias para população de baixa renda.

JP - Quais as perspectivas para o ano eleitoral que se inicia?
IR - O meu partido, o PDT, tem candidato ao governo do Maranhão que é o Dr. Jackson Lago, mesmo porque o povo do nosso Estado merece ter a oportunidade de reparar o erro histórico que a Justiça cometeu contra a nossa soberania popular. Haveremos também de ampliar nossa bancada federal e na Assembléia Legislativa. Dentro de uma visão ampla e irrestrita haveremos de refazer a Frente de Libertação do Maranhão. A unidade será seguramente o caminho da vitória das oposições do Maranhão.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

ANIVERSÁRIO DO VEREADOR IVALDO RODRIGUES


Aqui deixamos nossa homenagem ao Vereador que atua ativamente na Câmara Municipal em benefício da população de São Luis, preocupando-se com todas as áreas que precisam de atenção para melhorar as condições de vida do nosso povo; Homenageamos o Ivaldo Rodrigues, amigo de muitos, companheiro, sensível a muitas causas. Aguerrido, político, militante, pedetista.


Nós, amigos e assessores parlamentares lhe desejamos, força e coragem para permanecer diariamente na luta em prol do povo da nossa Cidade; Saúde, paz, harmonia, amor e felicidades, porque são ingredientes essenciais na vida de qualquer ser humano. E as bênçãos do nosso Senhor para que todas suas ações sejam feitas sempre em concordância com as vontades de Deus.




Vereador Ivaldo Rodrigues, Feliz Aniversário.


Seus assessores parlamentares e amigos.




terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

VEREADOR PARTICIPA DA SOLENIDADE DE DESPEDIDA DO BATALHÃO DA PAZ QUE VAI PARA O HAITI

Aconteceu nesta manhã do dia 2 de fevereiro, a solenidade de formatura dos 20 militares maranhenses que compõe a força da paz da ONU, no 24º Batalhão de Caçadores. Na solenidade contou com a presença de várias autoridades, dentre elas, o governador em exercício, João Alberto de Sousa, o Vereador Ivaldo Rodrigues e diversos familiares dos soldados. O evento foi coordenado pelo comandante do 24º BC, tenente-coronel, Carlos Henrique Guedes.


Os soldados maranhenses seguiram para compor o reforço à tropa brasileira que já está no Haiti. Irão trabalhar na reconstrução do país após as tragédias ocorridas em uma missão de paz humanitária


“É importante que todos os países estejam juntos nessa missão, porque a solidariedade internacional é a única esperança que o Haiti tem hoje de se tornar uma missão novamente", observou o tenente-coronel, Guedes.

Os vinte homens vão para o Rio de Janeiro, se juntar as tropas de outros estados do Brasil, totalizando 1.200 homens. Eles devem seguir entre o dia 10 e 13 de fevereiro para Haiti. Os soldados maranhenses foram escolhidos para compor a tropa por já ter participado em 2008 de outra missão no país, de onde retornaram em 2009. Permanecerão no Haiti pelo período de 06 meses.

O Vereador Ivaldo Rodrigues, destaca a importância dessa missão tanto pelo lado solidário como pelo heroísmo desses jovens em colaborar na reconstrução de um pais sofrido. “É o lado patriota acentuado que resolve em ser humano num momento doloroso como esse.” Ressalta o Vereador.
VISITA AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA



 
O Vereador Ivaldo Rodrigues esteve no Tribunal de Justiça do Maranhão, numa visita de cortesia ao mais novo desembargador. Froz Sobrinho nomeado em junho do ano passado.